Famoso e amplamente utilizado nos Estados Unidos e na Europa, o sistema drywall é uma técnica de construção a seco de paredes, forros e revestimentos, muito utilizada na construção civil e que tem provado ser segura, eficiente, sustentável, inteligente e capaz de entregar ambientes com design diferenciado. Além disso, também tem o poder de diminuir drasticamente os custos da obra.
Mas, como isso é possível? Vamos te explicar!
Os sistemas construídos com placa de gesso acartonado são compostos por perfis de aço galvanizado não estruturais que recebem o fechamento com as chapas de gesso, ou gesso acartonado.
As chapas de gesso podem oferecer às paredes e forros desempenhos diferentes, dependendo de suas características técnicas e funcionalidades, e podem entregar níveis distintos de resistência mecânica, ao fogo, à umidade, térmica e acústica.
A instalação de todos os elementos é feita de maneira rápida e mais eficiente, o que resulta em um menor desperdício de materiais e maior aproveitamento do tempo.
Além disso, a construção a seco contribui para a economia de recursos como água, energia, redução de emissão de gases de efeito estufa, tanto na produção da matéria-prima, quanto na operação das edificações. Os materiais utilizados também são ecológicos e recicláveis, o que diminui fortemente a geração de resíduos.
Apesar de oferecer grandes benefícios a todas as partes envolvidas em um projeto, o sistema drywall ainda é relativamente novo no Brasil. Aos poucos vem conquistando um público fiel, mas existem muitas dúvidas acerca da técnica.
Por esse motivo, vamos explicar todas as suas características e detalhes!
Sistema Drywall X Alvenaria
A alvenaria é a técnica de construção mais utilizada no Brasil.
Tradicional e extremamente popular, muitos construtores são apegados a ela. Por isso, diante de um novo procedimento, é comum comparar o drywall com a alvenaria: ela se tornou, afinal, o modelo padrão.
Sendo assim, antes de tudo, é preciso saber que o sistema da construção a seco resulta em um uso mais racional do dinheiro. Com ele, são adquiridos apenas materiais que realmente vão ser utilizados na obra, o que resulta em menos gastos quando o comparamos à alvenaria, que normalmente gera desperdício e entulho.
Além disso, em casos de reforma ou manutenção, tudo é feito com maior agilidade e flexibilidade com a construção a seco. Você pode, por exemplo, levantar uma parede facilmente, sem alterar a estrutura da planta.
E, quando falamos de manutenções elétricas ou hidráulicas, não há a necessidade de quebrar as paredes em busca das instalações, basta acessar o miolo das paredes com pequenos cortes de estilete nas chapas, e realizar o trabalho.
Por fim, as chapas de gesso utilizadas no sistema ajudam a regular e estabilizar a temperatura de um ambiente. Dessa forma, o conforto térmico é outro benefício que pode proporcionar consideráveis economias para o morador.
Em quais ambientes este sistema pode ser utilizado?
Uma das maiores questões é justamente os locais onde ele pode ser utilizado.
Estamos tratando de algo novo e, por isso, é normal sentir certo receio e querer entender tudo sobre o método antes de implementá-lo em nossa obra. Mas não precisa se preocupar: o sistema drywall é conhecido por sua versatilidade e desempenho.
Isso quer dizer que ele pode ser instalado em todos os tipos de ambientes, contanto que estejam utilizando as chapas certas e em conformidade com as Normas Técnicas ABNT NBR 14.715.
Salas, quartos, cozinhas, banheiros, lavanderias e todas as áreas internas de uma edificação podem ser construídas com paredes, forros, sancas e revestimentos drywall com os materiais certos. Existem diferentes tipos de chapas, como por exemplo as placas com resistência ao fogo ou ainda com resistência à umidade.